Texto para web site

ESCREVENDO TEXTO PARA  SEU SITE OU BLOG


Um site além de um excelente design (objetivo e visual atraente) precisa também de textos que descrevam de forma sucinta, elegante e  fidedigna a que veio aquele site - ou seja - qual o objetivo (propósito) do site, quais os produtos que o site vende ou serviços que oferece, as condições de venda, e qual é seu público alvo, formas e meios de pagamento, e dependendo do tipo de site, qualificações do PROPRIETÁRIO DO SITE.

Páginas Web de prestadores de serviços, exemplo médicos, advogados, webdesigners, arquitetos, dentistas, redatores, pintores, eletricistas, mecânicos, estes sites precisam de um mini-currículo (um quem é), onde o desempenho e qualificações do profissional sejam apresentadas ao possível contratante de seus serviços.


Veja com atenção que evito em meus textos o uso de termos em inglês - para um site criado no Brasil é importante que esteja repleto de palavras-chave em português para que os buscadores o registrem corretamente como site do Brasil e também para que os possíveis clientes o encontrem nas buscas, sendo que o Google até reconhece que pequenos erros ou divergências de grafias ajudam.

Por outro lado, não adianta encher o seu site de frases bonitas e aleatórias ou textos que nada tem a ver com os objetivos principais do seu site (o texto tem que estar intimamente relacionado aos produtos ou assuntos do seu site). Se o seu site tem diversos departamentos com objetivos diferentes, isto levará para a necessidade de UM TEXTO DIFERENCIADO para cada um destes departamentos.

Um site construído apenas de figuras e técnicas web pode ficar chamativo aos olhos, mas é incompreensível ao seu visitante/cliente potencial,  que roda e não encontra os caminhos para finalizar os motivos que o trouxeram para visitar aquela página.

Se fosse apenas o seu visitante que não compreendesse os objetivos e não encontrasse os caminhos em seu site não seria bom, mas aceitável, pois a web está repleta de pessoas que não sabem de fato navegar, entretanto,  também os buscadores, que visitam o seu site através de robôs, precisam e muito de textos bem escritos, bem definidos e objetivos alianhavados num sistema lógico e sequencial de palavras-chave que tenham estreito relacionamento com seu site, e os produtos que você oferece nele.

O importante e que deve ser dito aqui, é que um texto para site não precisa e nem deve ser sofisticado, um texto escrito por um doutor da língua portuguesa. O que o texto de um site precisa é CLAREZA, OBJETIVIDADE, SIMPLICIDADE. Um site precisa de um texto repleto de palavras técnicas se for dirigido a um público específico que conhece perfeitamente o que ali está sendo exposto. Mas se o propósito é oferecer produtos e serviços, a linguagem pode e deve ser ao alcance de um público de diversas classes sociais e diferentes níveis culturais.

A maioria dos webdesigners conhecem muito de layouts e de softwares e tecnologia em construção de site, mas não sabem redigir com clareza e objetividade para levar o seu site para os buscadores e a culpa não é deles, e sim uma deficiência das escolas de designers que acreditam que só técnica e visual bastam para tornar um web um profissional completo. Queremos deixar aqui esclarecido, que existem webdesigners que somam tecnologia com conhecimentos de redação, e todos reconhecem a necessidade de um bom texto para o site que está construindo e por isto buscam ajuda de redatores.

Após o site pronto, você percebe que ele não aparece Google, que as visitas são raras ou não tem nenhuma, e você se pergunta, por que outros sites sem a beleza chamativa do seu site estão bem posicionados e acaba sabendo através de informações de amigos ou na web,  que você além do custo para construir aquele site, precisa ainda contratar um profissional SEO para posicioná-lo no Google de forma a que realmente traga resultados satisfatórios. 

E mesmo contratando um SEO (profissional de configuração e alavancamento de sites) você precisará esperar um tempo para que ele lentamente seja levado para posições significativas nos buscadores. E qualquer  profissional SEO honesto irá lhe avisar ou estipular um tempo que seu site levará para chegar a uma boa posição. SEO que promete milagres instantâneos ou rápidos nos buscadores não é um profissional confiável.

Entretanto, geralmente, textos bem escritos e inseridos nas páginas do site de forma adequada é o suficiente para levar seu site para o Google de onde será distribuído automaticamente para todos os outros buscadores do Brasil e do mundo.

Figuras, flash, fundos de páginas,  simplesmente, trazem luz e beleza a um site, mas não trazem funcionalidade. A funcionalidade e a vida de um site são  fornecidos pelo bom planejamento de links internos e caminhos que seu webdesigner irá criar e para que o eu público entenda é necessário TEXTOS BEM ESCRITOS E BEM DIRECIONADOS PARA OS OBJETIVOS DE SEU SITE.

É isto que estou aqui a lhe oferecer, a minha capacidade de criar textos. Eu já criava textos muito antes do evento WEB - pois tenho 68 anos e desde a adolescência que trabalho com textos comerciais, científicos e textos arte (poesias, prosa poética) e outros.

A arte de escrever não se aprende na escola. Na escola aprendemos as técnicas de escrever, regras de escrever e de gramática, regras ortográficas, mas a arte de escrever é um dom e um treino, um longo treino que leva anos, depois de escrever muitas e muitas páginas é que alguém pode dizer - EU SEI ESCREVER. 

Somente somando dom e treino se chega a capacidade de escrever textos diversificados. E o dom do desenvolvimento de texto nem sempre vem junto com perfeição gramatical - o que um redator precisa em primeiro lugar é a capacidade de ENTENDER e ESCREVER em sequência lógica o que lhe foi solicitado - porque toda redação de qualidade precisa ter - introdução, meio e conclusão. Corrigir um texto já escrito é fácil, difícil é criar o texto, sendo esta arte de criação de textos que estou oferecendo.

Veja minha página QUEM REGINACELIA - no topo, e saberá que profissionalmente, desde 1977 atendi diversificada clientela em trabalhos de textos.

Você tem um site que embora bonito não funciona?

Talvez somente falte ao seu site um ou dois textos bem alinhavados com palavras-chave nos lugares certos para que ele ganhe posições na web.

Para orçamentos e consultas, entre em contato no fone acima ou no meu e-email, 





Temas principais desta página: textos web, objetivos, produtos, texto diferenciado, técnicas web, arte de escrever, criação de textos, redação de qualidade, criar textos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário